Cidadania italiana passo a passo

Os roteiros tornam as coisas muito mais simples de entender e fáceis de realizar. Por isso, criamos este que intitulados Como Obter a Cidadania Italiana Passo a Passo, o qual demanda apenas 3 minutinhos de leitura. Confira!

busca de certidões como obter a cidadania italiana passo a passo

Como obter a cidadania italiana passo a passo no Brasil

Caso você esteja no Brasil e pretenda obter a sua cidadania italiana a partir daqui, siga as seguintes etapas:

  • Passo 1 – descubra se você tem direito:
    Em geral, todas as pessoas que descendem de cidadãos(ãs) italianos(as) podem obter a cidadania daquele país. Contudo, existem algumas restrições. Por exemplo, havendo uma mulher na linha de transmissão, a cidadania só poderá ser concedida caso o(a) filho(a) desta tenha nascido após a Constituição Republicana da Itália, ou seja, a partir de 1 de janeiro de 1948. Leia o artigo “Quem tem direito à cidadania italiana?” e fique por dentro!
  • Passo 2 -entre na fila do consulado:
    Uma vez que você tenha descoberto que pode obter a cidadania italiana, encaminhe-se até o consulado italiano mais próximo da sua residência aqui no Brasil e entre na fila de requerentes. Leia o post “Como tirar cidadania italiana pelo consulado?”, acesse uma lista de consulados e verifique qual a melhor opção para você.
  • Passo 3 -reúna e prepare os documentos:
    Contrate uma empresa que possa realizar uma pesquisa de certidões dos seus antepassados na Itália. Recupere certidões de nascimento, casamento, óbito, pois provavelmente irá precisar delas. Prepare os documentos conforme as instruções do consulado (faça as traduções juramentadas, apostilamentos, etc.). Quando solicitado, envie tudo para o consulado.
  • Passo 4 -apresente-se quando chamado:
    Após a avaliação dos documentos, os profissionais do consulado lhe relatarão se o processo foi concluído ou se há erros que precisarão ser corrigidos. No primeiro caso, você será considerado um(a) cidadão(ã) italiano(a) e poderá usufruir de todos os direitos que isso lhe confere. No segundo caso, será necessário corrigir os erros para dar continuidade ao processo.

Como obter a cidadania italiana passo a passo na Itália

Caso você queira saber como obter a cidadania italiana passo a passo na Itália, basta seguir os passos 1 e 3 listados acima. Só que, nesse caso, você deverá viajar para a Itália para apresentar os documentos do processo nas instituições pertinentes e morar lá por 2 a 6 meses para fins de comprovação de residência naquele país.

O processo pelo consulado no Brasil é mais barato, só que mais demorado. Já o processo feito a partir da Itália é mais rápido, só que mais caro. Então, entenda quais são as suas prioridades e opte pela alternativa mais adequada.

pesquisa de certidões como obter a cidadania italiana passo a passo

Onde obter a cidadania italiana para netos?

Basicamente, há dois lugares onde você poderá obter a cidadania italiana para netos:

  • No consulado italiano responsável por atender o estado brasileiro onde você mora;
  • Na Itália, onde deverá fixar residência por um prazo que pode variar de 2 a 6 meses.

Em ambos os casos, é possível realizar todos os trâmites sozinho ou com o auxílio de uma assessoria. Dentre os principais documentos necessários para o processo estão as certidões de nascimento, casamento, óbito e carteira de identidade dos seus antepassados. Caso não os tenha, então poderá recorrer a um serviço de pesquisa de certidões na Itália, que lhe ajudará a encontrá-los.

Pesquisa Itália

Solicite Agora Um Orçamento Rápido e Sem Compromisso!

São 11 Anos de Experiência e Mais de 2.000 Certidões Localizadas
Responderemos à todos os Contatos em até 48 horas







    Summary
    Review Date
    Reviewed Item
    Como obter a cidadania italiana passo a passo
    Author Rating
    51star1star1star1star1star