Como saber se tenho descendência italiana

Como saber se tenho descendência italiana? Essa é uma dúvida comum para quem está interessado em obter um passaporte vermelho. No Brasil, somos em milhões de brasileiros descendentes de italianos. Logo, já nos perguntamos como saber se eu tenho descendência italiana? A seguir, veja algumas dicas que vão lhe auxiliar a encontrar a resposta desta pergunta.

Como saber se tenho descendência italiana: sobrenome

Um primeiro indicativo pode ser o seu sobrenome. Alguns sobrenomes são bastante típicos, originários da Itália, o que já uma grande pista se o seu for um deles. Leia o nosso sobre o melhor site para pesquisar sobrenome italiano e veja nossas dicas.Contudo, é preciso ter muito cuidado: ter ou não um sobrenome italiano não é o que define se você possui direito à cidadania italiana.

Pense na seguinte situação: você tem um sobrenome italiano e descobre que seu bisavô nasceu na Itália. Até aqui o que sabemos é que você possui origem italiana. Mas vamos imaginar que seu bisavô veio para o Brasil e se naturalizou antes de nascer o seu avô, ou seja, quando o seu avô nasceu, o bisavô já não era mais italiano e sim brasileiro. Portanto, nesta situação você não tem direito à cidadania italiana.

Outro exemplo seria descobrir que o seu bisavô, pai da sua avó, nasceu na Itália. Neste caso, você não possui sobrenome italiano, mas tem direito à cidadania italiana. Isso pode acontecer no seguinte caso: este seu bisavô não se naturalizou brasileiro e teve a sua avó; a sua avó teve a sua mãe. Quando sua mãe foi registrada ela ficou apenas com o sobrenome do pai (era e ainda é muito comum filhos terem apenas o sobrenome do pai e não ter o da mãe). Quando você nasceu, mesmo que tenha o sobrenome de seu e de sua mãe, note que dificilmente você terá o sobrenome do bisavô italiano, mas você possui o direito à cidadania italiana.

Como saber se tenho descendência de italianos

Como saber se tenho descendência italiana: família

Além do sobrenome, outra possibilidade é conversar com seus familiares: avós, tios, primos. Toda família tem aquele parente que sabe da vida de todo mundo, não mesmo? Provavelmente, este parente também saberá das histórias de seus antepassados.

Uma boa conversa com a família, pode lhe trazer mais informações do que você imagina. Algumas famílias preservam muitas informações e inclusive documentos dos antepassados. Nessas conversas você pode conseguir informações valiosíssimas sobre a origem da sua família.Como saber se tenho descendência de família italiana

Como saber se tenho descendência italiana: documento

Acima comentamos sobre os documentos. Aqui és a chave para o tesouro! Brincadeiras a parte, é importante ressaltar que a forma mais segura de como saber se tem descendência italiana é por meio dos documentos, das certidões de nascimentos e casamentos. São as certidões que atestam a naturalidade de cada um de nós, então por aqui você terá certeza de sua origem. Sabendo que você possui origem italiana e com as certidões em mãos, você saberá se possui ou não o direito à cidadania italiana.

Pesquisa Itália

Solicite Agora Um Orçamento Rápido e Sem Compromisso!

São 11 Anos de Experiência e Mais de 2.000 Certidões Localizadas
Responderemos à todos os Contatos em até 48 horas







    Summary
    Review Date
    Reviewed Item
    Como saber se tenho descendência italiana
    Author Rating
    51star1star1star1star1star