Documentos para cidadania italiana

Documentos para a cidadania italiana são as provas que você irá apresentar ao órgão italiano comprovando que você é um descendente legítimo de italiano e tem o direito a ter sua cidadania italiana reconhecida. Os documentos para cidadania italiana a serem reunidos são de todos de sua linhagem direta, ou seja, desde o seu antepassado italiano até você. Então, supondo que sua linhagem seja bisavô italiano, seu avô brasileiro, pai brasileiro, você. Neste exemplo, você precisará reunir os documentos de seu bisavô, os de seu avô e os seus. Abaixo detalharemos quais documentos são esses.

Documentos para cidadania italiana: do italiano

Do antepassado italiano você irá precisar da:

  • Certidão de nascimento: certificatodinascita ou certificatodibattesimo emitida pelo comune ou igreja responsável pela comune onde nasceu o antepassado italiano.
  • Certidão de casamento: se o italiano se casou na Itália, o chamado certificatodi matrimonio poderá ser encontrado também no comune ou igreja onde italiano se casou. Já no caso de ele ter casado no Brasil, a certidão estará em cartório.
  • Certidão de óbito: se o seu antepassado já for falecido e você for realizar o processo no Brasil, você irá precisar apresentar a certidão de óbito. Se optar por realizar na Itália, então verifique se o comune onde você vai realizar o processo, exige esta certidão.
  • CNN: certidão negativa de naturalização é o documento que comprovará que seu antepassado nunca se naturalizou brasileiro.

Esses são os documentos para cidadania italiana relativos ao italiano. Abaixo veja quais outros documentos são necessários.

quais os documentos para cidadania italiana

Documentos para cidadania italiana: dos demais familiares da linhagem

Dos demais familiares, você precisará reunir apenas as certidões que for da linhagem direta. Não é necessário reunir as certidões dos cônjuges entre os documentos para cidadania italiana.

Então, dos familiares brasileiros na linhagem de descendência você irá precisar dos seguintes documentos:

  • Certidão de nascimento;
  • Certidão de casamento;
  • Certidão de óbito: quando for o caso.

Caso você, requerente, tenha filhos menores de 18 anos, você poderá incluir as certidões de nascimento destes filhos no seu processo de cidadania italiana. Todas as certidões brasileiras podem ser conseguidas nos cartórios dos respectivos registros.

Observe também que para estes familiares não é necessário reunir a CNN. Está é apenas referente ao italiano.

Documentos dos familiares da linhagem

Documentos para cidadania italiana: busca de certidões na Itália

Os documentos brasileiros são mais fáceis de conseguir, o acesso às informações e envio dos documentos são mais rápidos pela proximidade dos familiares e dos cartórios onde se encontram as certidões brasileiras. Já as certidões italianas podem ser um pouco mais complicadas. Para facilitar esse processo, muitas pessoas acabam optando por contratar pesquisadores que estejam na Itália para encontrar a certidão de seu antepassado na Itália e lhe enviar a certidão física para o seu endereço no Brasil. O Pesquisa Itália é uma empresa idônea disposta a lhe ajudar nesta busca. Realizamos a pesquisa e busca de certidões de nascimento e casamento que estejam tanto nos comuni quanto em paróquias na Itália. Entre em contato o Pesquisa Itália e saiba mais sobre nossos serviços!

Pesquisa Itália

Solicite Agora Um Orçamento Rápido e Sem Compromisso!

São 11 Anos de Experiência e Mais de 2.000 Certidões Localizadas
Responderemos à todos os Contatos em até 48 horas







    Summary
    Review Date
    Reviewed Item
    Documentos para cidadania italiana
    Author Rating
    51star1star1star1star1star