Minha Saga

A minha saga para conseguir a cidadania italiana foi longa, mas consegui concluir e hoje, dou um cidadão italiano com muito orgulho. Tudo começou num almoço de família quando minha contava histórias de quando ela era pequena e sobre meus bisavós. Nessa história, ela contou meus bisavós eram italianos e que vieram já casados da Itália. Isso despertou meu desejo de reconhecer a cidadania italiana que a mim foi transmitida pelos meus bisavós. Foi daí que comecei a pesquisar sobre cidadania italiana.

Minha saga em reunir os documentos no Brasil

Depois de pesquisar sobre como conseguir a cidadania italiana, verifiquei o elenco de documentos necessários:

  • Certidões de nascimento do bisavô, da avó, da mãe e minha;
  • Certidões de casamento do bisavô, da avó e da mãe;
  • Certidões de óbito do bisavô.

As certidões de nascimento e casamento do bisavô eu conseguiria na Itália, os demais documentos, aqui. Conseguir os documentos aqui no Brasil não foi difícil, pois como minha avó ainda é viva, ela sabia me passar as informações sobre da localidade das certidões brasileiras. O problema mesmo foi conseguir os documentos na Itália.

Busca de certidão minha saga

Minha saga em reunir os documentos na Itália

Minha avó sabia que ele tinha vindo de navio por Gênova. Até aqui, tudo bem, pensei que seria fácil conseguir achar as certidões dos meus bisavós. Eu entrei em contato com o comune de Gênova e tive uma resposta negativa, que não existiam as certidões que eu procurava ali.

Então, tive começar minha saga pesquisando melhor em arquivos de imigração, bancos de dados. Depois de muita procura, eu encontrei o registro de imigração dos meus bisavós e descobri que Genova foi a cidade da qual o navio partiu, pois ali foi o porto com maior fluxo de migrantes. Contudo, neste mesmo registro de imigração, dizia que eles eram naturais da Campânia.

Com essa informação, comecei minhas pesquisas na região, iniciando pelo cartório Napoli Itália. Foram alguns contatos com alguns comunes até que eu encontrasse a certidão de nascimento do meu bisavô.

Minha saga só se alongou quando não consegui encontrar junto a certidão de casamento e ainda verifiquei que o nome do meu bisavô na certidão de nascimento estava diferente do que contava no óbito dele e também na certidão de nascimento da minha avó aqui no Brasil.

Como me deparei com a necessidade de retificar as certidões brasileira, eu entrei em contato com meu advogado e ele me disse que para solicitar a retificação das certidões brasileiras, eu iria precisar apresentar as certidões de nascimento e casamento do meu bisavô apostiladas.

Decidir facilitar minha saga e comecei a pesquisar sobre isso, mas fiquei com muitas dúvidas. Portanto, fui em busca de alguém que pudesse me auxiliar nesta etapa, pesquisei por sites italianos de busca de certidões, cartório italiano online. Foi entre essas pesquisas que encontrei o site PesquisaItalia.com

Entrei em contato com a equipe e fui prontamente atendida. Optei por contratar o serviço de pesquisa de certidão e apostilamento. Em alguns meses, a certidão de casamento dos meus bisavós foi encontradas e tanto essa certidão quanto a de nascimento já foram enviadas apostiladas para mim.

Com todos os documentos em mãos dei sequência no meu processo de reconhecimento.

Minha saga pela busca da certidão

Minha saga no pedido de reconhecimento

Com todos os documentos em mãos, dei sequência na retificação de documentos. Levou cerca de 4 meses para concluir essa etapa. Em seguida, eu já pude fazer o meu pedido de reconhecimento. Optei por fazer o pedido de reconhecimento na Itália com o auxílio de uma empresa de assessoria. Levou 6 meses para que eu, enfim, me tornasse um cidadão italiano e minha saga em busca da cidadania italiana terminasse de vez.

Pesquisa Itália

Solicite Agora Um Orçamento Rápido e Sem Compromisso!

São 11 Anos de Experiência e Mais de 2.000 Certidões Localizadas
Responderemos à todos os Contatos em até 48 horas







    Summary
    Review Date
    Reviewed Item
    Minha saga
    Author Rating
    51star1star1star1star1star