Naturalização italiana

Naturalização italiana por matrimônio é o tipo de processo que pode ser realizado pelos cônjuges de italianos com o objetivo de obterem os mesmos direitos do cidadão. Este é um processo que pode ser feito depois de o cônjuge descendente ter a cidadania italiana reconhecida e completos 3 anos de casamento no civil. Pode ser solicitado no próprio Consulado Italiano ou Embaixada da Itália, leva cerca de 2 anos para ser concluído.

consiga sua naturalização italiana

Naturalização italiana ou cidadania por matrimônio?

Você já deve ter ouvido falar também em cidadania italiana por matrimônio, contudo existe uma diferença entre o processo de cidadania e o de naturalização italiana por matrimônio.

A naturalização italiana por matrimônio se trata de uma concessão do Governo Italiano aos cônjuges de italianos. Já a cidadania italiana por matrimônio é um direito.

Os homens italianos transmitiam as esposas o direito à cidadania italiana, se casados até a data de 27 de abril de 1983. A partir dessa data, as esposas somente podem solicitar a naturalização por matrimônio. Já as mulheres italianas nunca transmitiram o direito à cidadania italiana aos maridos.

Então, esposas cujo casamento foi celebrado depois de 27 de abril de 1983 e esposos de cidadãos italianos podem solicitar a naturalização italiana.

Ao realizar o processo de naturalização italiana por matrimônio, você não perde a cidadania brasileira. Contudo, uma diferença importante a ser dita é que a naturalização italiana, por ser uma concessão feita pelo Governo Italiano, pode ser negada! Portanto, é imprescindível cumprir todas as exigências feita pelo Governo Italiano ao solicitar a naturalização pelo matrimônio.

Naturalização italiana: Documentos necessários

Se você já está apto a solicitar a naturalização italiana por matrimônio e está decidido a fazê-lo, confira a seguir o elenco de documentos necessários para a naturalização italiana por matrimônio:

  • Formulário de requerimento (disponível no site do Consulado e da Embaixada italiana);
  • Sua certidão de nascimento em segunda via recente, original, traduzida e apostilada;
  • Certidão de antecedentes criminais da policia federal brasileira e de outros países no qual tenha vivido;
  • Comprovante de pagamento da taxa do processo de 250 euros;
  • Seu documento de identidade: RG ou passaporte brasileiro válido;
  • Certidão de casamento italiana (estratto per riassunto dai registridi matrimonio): recente, emitida pelo comune que transcreveu a certidão de matrimônio quando o cônjuge fez o processo.

Com estes documentos em mãos, você poderá agendar um horário no Consulado Italiano ou Embaixada da Itália para iniciar o processo. Um conselho importante é sempre conferir as instruções no site do Consulado ou da Embaixada quando ao agendamento e preenchimento do formulário, afinal alguns procedimentos são variados de acordo com cada Consulado e Embaixada.

Documentos para naturalização italiana

Naturalização italiana: certidão do casamento transcrita

Se o seu caso é por linha materna, o processo necessariamente deve ser feito pelo tribunal italiano com o auxílio de um advogado italiano.

Certamente o estratto per riassunto dai registridi matrimoniodeverá ser apresentado em seu pedido de naturalização italiana por matrimônio. Esse documento é conseguido diretamente na Itália, no comune onde o ato do casamento foi transcrito quando o cônjuge fez o processo de reconhecimento da cidadania italiana.

Se você precisar de auxílio para conseguir a certidão italiana do seu casamento, você pode contar com o nosso serviço de busca de certidões na Itália. Nós mesmos buscamos a certidão para você e lhe enviamos o documento para o seu endereço. Assim, você pode dedicar melhor seu tempo em busca dos demais documentos e agilizar esta etapa anterior ao pedido de naturalização italiana.

Solicite Agora Um Orçamento Rápido e Sem Compromisso!

São 11 Anos de Experiência e Mais de 2.000 Certidões Localizadas
Responderemos à todos os Contatos em até 48 horas







Summary
Review Date
Reviewed Item
Naturalização italiana
Author Rating
51star1star1star1star1star