Origem sobrenomes italianos

Origem sobrenomes italianos nos remete ao século X, nos 1.000 d.C. Neste período foram quando começaram a surgir os sobrenomes pela Itália. Para entender um pouco melhor como isso aconteceu, o melhor é conhecer como os sobrenomes se formavam.

De onde vem os sobrenomes

Origem sobrenomes italianos: a história

Antes do uso do sobrenome, as pessoas eram conhecidas apenas por um único nome, por exemplo, Guiseppe era apenas Giuseppe. Porém, quando a população começou a aumentar gradativamente, a primeira opção para facilitar a identificação das pessoas foi utilizar o nome da cidade onde moravam, como por exemplo o filósofo Tales de Mileto. Tales era o nome; Mileto é a cidade na Grécia Antiga (Ásia Menor) onde nasceu e viveu Tales. Por um tempo, essa estratégia funcionou, mas a população ainda crescia e começou a ter mais de uma pessoa com o mesmo nome na mesma cidade. Já dá para imaginar a confusão, não é mesmo?

Foi então que as pessoas começaram a ser conhecidas por nomes próprio e nomes que identificassem as famílias, como alguma característica comum. Muitos sobrenomes foram criados usando a mesma estratégia que comentamos acima, porém ao invés de utilizar o nome da cidade (como em Tales de Mileto), passou a ser utilizado o nome do pai. Por exemplo: Giuseppe era filho de Nicola, então passou a ser chamado de Giuseppe di Nicola. Outra forma de criar o sobrenome era por características físicas da família. Por exemplo, uma família que tinha um tom de pele mais avermelhado, foi chamada de Rossi (tradução livre para vermelhos). Assim, foram sendo criados os sobrenomes na Itália.

Origem sobrenomes italianos: como saber se meu sobrenome é italiano?

Existem diversas formas de descobrir se seu sobrenome é italiano. A primeira impressão pode ser tida ao verificar a grafia e pronúncia do sobrenome, se assemelham-se ao idioma italiano ou mesmo lembram algum nome próprio. Por exemplo, Franceschini. Este sobrenome italiano lembra o nome Francesco, a tradução em italiano para Francisco. Mesmo nós falando português, a leitura deste sobrenome tende a seguir os padrões da língua italiana: CHI em italiano tem o som de QUI da língua portuguesa. Franceschini é um sobrenome muito comum na Itália, presente em 975 comuni na Itália.

como saber se meu sobrenome é italiano

Origem sobrenomes italianos:como saber onde encontrar meu sobrenome?

Saber de um sobrenome italiano, mas não saber onde encontrar as informações da sua família de forma específica não é a melhor situação. Mas lhe convido a conferir o nosso artigo como encontrar parentes pelo sobrenome. Neste artigo indicamos algumas ferramentas que podem lhe auxiliar a descobrir o comune de origem da sua família. Será neste comune onde você encontrará as certidões de seu antepassado italiano que serão necessárias para o processo de reconhecimento da sua cidadania italiana.

Se precisar de auxílio, conte com a equipe do Pesquisa Itália para descobrir de qual comune é originária sua família e também para conseguir as vias das certidões necessárias para seu processo. Entre em contato conosco e saiba mais informações sobre nossos serviços!

Pesquisa Itália

Solicite Agora Um Orçamento Rápido e Sem Compromisso!

São 11 Anos de Experiência e Mais de 2.000 Certidões Localizadas
Responderemos à todos os Contatos em até 48 horas







    Summary
    Review Date
    Reviewed Item
    Origem sobrenomes italianos
    Author Rating
    51star1star1star1star1star