Passou dos 50? Vantagens de ter cidadania italiana com mais de 50 anos

Se você possui mais de 50 anos e tem interesse em fazer a dupla cidadania italiana, confira as 10 vantagens de ter cidadania italiana com mais de 50 anos que separamos para te convencer de que não é tarde demais para ter novas experiências e mais qualidade de vida. Leia logo abaixo sobre as vantagens de ter a cidadania italiana com mais de 50 anos:

Livre Circulação

Segundo o ranking divulgado pelo site U.S. News & World Report, das 10 cidades mais recomendadas no mundo para se visitar, 3 estão situadas na União Europeia, sendo elas: Paris, na França; Florença, na Itália; e Londres, na Inglaterra.

Para quem possui a cidadania italiana, é possível circular por 27 países da Europa sem limite de permanência e com bem menos burocracia.  Além de ter livre acesso a União Europeia, você também pode viajar para lugares como Canadá ou Japão com mais facilidade, apenas com o passaporte italiano.

Outro benefício atrativo é a possibilidade de passar em filas exclusivas para cidadãos europeus, não precisando esperar em filas gigantes na imigração dos aeroportos. O passaporte italiano também é o quarto passaporte mais poderoso do mundo, lhe possibilitando viajar com muito mais facilidade.

Morar nos Estados Unidos

Essas vantagens são nítidas na hora de visitar ou até residir em outro país, como é o caso dos Estados Unidos. Para muitos brasileiros, morar em cidades como Nova Iorque, Orlando ou Miami é um grande sonho e com o passaporte italiano esse sonho pode se tornar realidade.

Para quem pretende se mudar para os Estados Unidos, há também a possibilidade de tirar um visto específico de investidor e abrir um negócio por lá.  Isso porque os Estados Unidos possuem um acordo comercial com diversos países, incluindo a Itália, proporcionando a obtenção do visto EB-5 para cidadãos de outros países que pretendem investir e empreender no país norte americano. O EB-5 é uma maneira de obter o seu green card, residindo legalmente no país como um investidor. Para brasileiros que não possuem a cidadania italiana, o investimento mínimo para se obter o visto é de U$500.000 (dólares), já para quem é cidadão italiano o investimento mínimo é de U$100.000 (dólares), um quinto do valor normal.

Aposentadoria na Itália

Se porventura está prestes a se aposentar, a dupla cidadania italiana também pode ser muito vantajosa para você. Isso porque, o Brasil e a Itália possuem um acordo bilateral da Previdência Social e, por conta desse acordo, o brasileiro que tem cidadania italiana pode se aposentar na Itália recebendo em euros, usando o tempo de contribuição que ele já tem no Brasil. Esse acordo foi firmado por conta do grande número de brasileiros descendentes de italianos, possibilitando que esses descendentes tenham direito de receber seus benefícios na Itália.

Para se aposentar na Itália, tanto para homens quanto para mulheres, é necessário ter 66 anos e 7 meses de idade e ao menos 20 anos de contribuição. Agora, se você já é aposentado, é possível receber sua aposentadoria por transferência bancária, indo até o seu banco e solicitando a transferência para o banco italiano que você escolher. A transferência pode ser feita também através de serviços como: TransferWise, Paypal, etc.

Viver em Portugal

Já se a sua vontade é de morar em Portugal, a cidadania italiana irá facilitar o processo.

Muitas pessoas vêm como a maior vantagem de ser cidadão europeu a possibilidade de poder morar em Portugal, sendo um dos destinos mais procurados pelos brasileiros por conta da facilidade com a língua.

Aproximadamente 20% da população portuguesa tem mais de 65 anos de idade, e o aumento significativo de idosos mostra que os portugueses estão vivendo cada vez mais tempo e com bem mais qualidade de vida. A região portuguesa do Algarve também foi eleita pelo World Travel Awards como melhor lugar do mundo para se viver a aposentadoria.

Para morar em Portugal não é necessário visto, mas deve-se ir até a Câmara Municipal após 3 meses da chegada no país para solicitar o Certificado de Registo como cidadão europeu. Lembrando que não há limite de permanência em países da União Europeia para quem possui cidadania italiana.

Deliciar-se com a Gastronomia Italiana

Uma outra vantagem de se obter a cidadania italiana, é poder explorar novos sabores e vivenciar experiencias gastronômicas incríveis no país que é berço de grandes chefes renomados. A Itália é o segundo país com restaurantes mais estrelados segundo o Guia Michelin, considerado como a “bíblia da gastronomia” no mundo.

Há um grande número de pessoas que vão para a Itália estudar a culinária local, principalmente cozinheiros brasileiros que pretendem expandir seus negócios. Existe uma grande quantidade de instituições e cursos ministrados por diversos profissionais da área, como por exemplo a Academia Barilla.

A Academia localizada na cidade de Parma, foi fundada em 1877 pelos irmãos Barilla, os quais se tornaram mundialmente conhecidos pelas massas que produziam. Além disso, você também tem a opção de passear por rotas turísticas em vinhedos e locais de produções artesanais, provando vinhos e queijos dos mais variados tipos.

vantagens de ter a cidadania italiana com mais de 50 anos

Acesso ao Sistema de Saúde Italiano

A Itália também é referência mundial em se tratando de saúde pública, e possui uma expectativa de vida de 83 anos de idade.

Caso você esteja pensando em morar na Itália, há o direito para cidadãos italianos de fazer o cadastro no Sistema Nacional de Saúde (SNN), o qual disponibiliza tratamentos e consultas gratuitas com especialistas dispostos a te atender a qualquer momento.

Para poder usar os serviços proporcionados pelo SNN, é necessário procurar uma ASL (Azienda Sanitaria Locale) próxima da sua residência para fazer a tessera sanitaria. A tessera sanitaria é o cartão que dá acesso universal ao sistema, como o cartão do SUS aqui no Brasil.

País muito Seguro

Além da qualidade nos serviços de saúde, a Europa também se destaca muito no quesito segurança pública.

Na Itália, por exemplo, as taxas de homicídio são super baixas e, por possuir uma grande circulação de pessoas e diversos pontos turísticos, há sempre policiais e unidades móveis disponíveis em cada canto das cidades.

O país acaba sendo escolhido por muitas pessoas como destino número 1 na hora de levar os filhos para viajar nas férias ou constituir família sem receio da violência.

Turismo na Itália

E por falar em pontos turísticos, para aqueles que possuem uma forte ligação com a fé, os passeios por lugares que remetem a história da religião católica são quase que inevitáveis de visitar na Itália.

O país tem mais de 30 mil igrejas espalhadas por todo o território, incluindo locais específicos como o Vaticano, a Catedral de Pisa, e a Basílica de São Francisco na cidade de Assis. Além disso, uma forte característica das igrejas italianas é a presença da arquitetura gótica, vinda da França no século XII, com enormes vitrais e torres pontiagudas, as quais valem muito a pena conhecer.

Um exemplo dessas características se encontra na Catedral de Milão, ou Duomo di Milano, construída em 1386 e localizada na praça central da cidade. A Catedral possui 157 metros de comprimento e 109 de largura, considerada como a terceira maior catedral do mundo.

Transporte Público

Para quem quer visitar, um outro benefício é que os transportes públicos são muito fáceis de utilizar e a população tem um respeito muito grande por pessoas de mais idade, prestando ajuda e dando informações sempre que necessário.

Os italianos costumam andar bastante de ônibus e trem, os quais permitem ir de uma ponta a outra de cada região pagando um preço bem em conta, o que facilita muito a visitação de pontos turísticos. É obrigatório ter um bilhete específico em mãos para usar o transporte público, podendo adquiri-lo em bancas de revistas e tabacarias. Muitas cidades da Itália também contam com promoções, por exemplo, ao comprar 10 bilhetes você pode ganhar 2 de brinde e ainda conseguir visitar vários locais no mesmo dia.

Transmissão da Cidadania Italiana aos Descendentes

Além de todas essas vantagens, você sabia que ao se tornar cidadão ítalo-brasileiro, você também poderá transmitir a cidadania italiana a seus filhos e netos? Esse benefício garante que seus descendentes tenham o direito de poder tirar a cidadania italiana, oferecendo a eles muitas possibilidades no futuro, como estudar em uma universidade na Europa.

Levando em consideração todas essas vantagens de fazer a cidadania italiana com mais de 50 anos, além de poder viajar com muito mais facilidade, a dupla cidadania italiana lhe possibilita ter mais qualidade de vida e a chance de dar a sua família um futuro melhor, sendo a oportunidade perfeita para se reconectar com suas raízes e desfrutar dos melhores serviços do mundo.

Solicite Agora Um Orçamento Rápido e Sem Compromisso!

São 11 Anos de Experiência e Mais de 2.000 Certidões Localizadas
Responderemos à todos os Contatos em até 48 horas







Summary
Passou dos 50? Vantagens de ter cidadania italiana com mais de 50 anos
Article Name
Passou dos 50? Vantagens de ter cidadania italiana com mais de 50 anos
Description
Confira 10 vantagens de ter a cidadania italiana com mais de 50 anos e veja que não é tarde demais para ter novas experiências e mais qualidade de vida.
Author