Quem tem direito à cidadania italiana?

Se você está procurando saber quem tem direito à cidadania italiana é porque tem uma noção de que esse pode ser o seu caso, o de alguém da sua família ou ainda de um amigo(a). Faz bem em buscar informações, pois tornar-se um(a) cidadão(ã) daquele país é formidável. Com isso, será possível usufruir com mais facilidade da infraestrutura de primeiro mundo da Europa.

Basicamente, os(as) descendentes e os(as) casados(as) com um(a) cidadão(ã) italiano(a) têm direito à cidadania. Saiba mais a seguir.

Netos e bisnetos saiba quem tem direito a cidadania italiana

Quem tem direito à cidadania italiana: descendência

A Itália existe desde 17 de março de 1861 (data de sua unificação) e, sendo assim, quase todas as pessoas (mesmo as nascidas em outros países) que descendem dos cidadãos nascidos naquela região desde a referida data poderão obter a cidadania italiana.

Há contudo, algumas regras que precisam ser observadas. Primeiramente, em geral, todo italiano homem transfere a cidadania para seus descendentes. Já no caso das mulheres, a cidadania só é transferida a partir de 1 de janeiro de 1948, data em que as mulheres passaram a ter seus direitos civis reconhecidos.

Por exemplo, se a linha de transmissão começa com um trisavô italiano e depois passa ao bisavô, avô, pai e finalmente filho requerente; ou ainda se ela começa com um trisavô, passa à bisavó e posteriormente para a avó nascida após 1 de janeiro de 1948, e dela para o requerente, o documento é concedido.

Entretanto, se no mesmo exemplo mencionado no parágrafo anterior, a avó tiver nascido antes de 1 de janeiro de 1948, aí o direito só poderá ser concedido judicialmente. Isso é assim porque (à primeira vista) a lei nova, constituída na referida data, não prevalece sobre a lei antiga.

Quem tem direito à cidadania italiana: naturalização

As pessoas casadas com um(a) cidadão(ã) italiano(a) por um período de no mínimo 3 anos também podem obter a cidadania. Se esse for o seu caso, você precisará solicitar sua naturalização. Basta apresentar ao governo italiano os documentos necessários para tal ação.

Além disso, as pessoas que possuem parentes que eram cidadãos italianos, mas que se naturalizaram brasileiros, também podem obter a cidadania italiana, desde que tenham nascido antes da naturalização brasileira de seus parentes.

Siba quem tem direito a cidadania italiana

A busca de certidões

Tão importante quanto saber quem tem direito à cidadania italiana, é encontrar as certidões dos seus antepassados italianos. Só assim é que será possível concluir o processo com sucesso.

A busca de certidões na Itália pode ser realizada por empresas especializadas no ramo. A Pesquisa Itália, por exemplo, possui um serviço de pesquisa genealógica naquele país com o qual já encontrou mais de 2 mil certidões. E o melhor de tudo é que o solicitante só paga se o documento for realmente encontrado.

Pesquisa Itália

Solicite Agora Um Orçamento Rápido e Sem Compromisso!

São 11 Anos de Experiência e Mais de 2.000 Certidões Localizadas
Responderemos à todos os Contatos em até 48 horas







    Summary
    Review Date
    Reviewed Item
    Quem tem direito à cidadania italiana?
    Author Rating
    51star1star1star1star1star